domingo, 24 de junho de 2007

Brasil ganha versão local do YouTube


São Paulo, 19 de junho de 2007 – O Google anunciou nesta terça-feira (19/07), o lançamento de uma versão local do YouTube no Brasil, que terá a página principal em português e priorizará vídeos neste idioma ou postados por brasileiros. A página está no ar, basta acessar www.youtube.com.br. O YouTube brasileiro terá ranking de vídeos locais e espaço para comentários.

"Temos uma parcela significativa de brasileiros usando o YouTube e o mundo está muito interessado em ouvir sobre o Brasil pelos próprios brasileiros", afirma Ched Hurley, CEO e co-fundador do YouTube. Além do Brasil, outros oito países ganharam versões locais do YouTube: Espanha, Holanda, Reino Unido, Irlanda, França, Polônia, Japão e França.

Vídeos de TV Globo, Terra e iG entram no YouTube

Outra novidade divulgada nesta terça-feira é que o Google fechou parcerias de conteúdo com a TV Globo e os portais Terra e IG. Com isso, os parceiros ganham canais co-branded no site de compartilhamento de vídeos.

Na opinião de Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil, a criação de uma versão em português do site vai aumentar sua relevância tanto para os usuários, quanto para os anunciantes. "Essas parcerias são um passo importante, porque mostram que há uma grande preocupação de quem produz conteúdo com sua própria produção", analisa.

A parceria com a Globo, por enquanto, está só no Canal Malhação, que mostra vídeos com os melhores momentos do programa. Cabe à emissora a decisão de ampliar o conteúdo oferecido. Já a Terra TV, que é o canal do Terra no YouTube, terá 80 mil vídeos. Em todos os casos é possível assistir aos vídeos e inserir comentários.

O executivo acrescenta que o Google não tem interesse em produzir conteúdo. "Não é o nosso negócio. Nosso negócio é tecnologia, é fazer com que os vídeo sejam encontrados", justifica. O Google levou um mês para fazer a regionalização do YouTube, já as parcerias levaram de dois a seis meses. "Não há modelo de monetização dos canais co-branded. O YouTube faz a distribuição dos vídeos dos parceiros e alavanca os sites deles", explica o executivo.

E quando o assunto direitos autoriais vem à tona, Hurley e Hohagen dizem que o YouTube vem desenvolvendo inúmeras ferramentas para impedir que conteúdos protegidos sejam publicados no site. Uma delas é a "video finger print", que funcionaria como a impressão digital do vídeo. "O sistema identifica quando o vídeo não autorizado é postado e retira o conteúdo do ar", detalha. Para o CEO do YouTube, também é importante educar e dar informação às pessoas, para que elas saibam o que podem ou não compartilhar no site.

Hurley acredita que a criação de versões localizadas do site será muito importante, inclusive, para ajudar neste processo. O executivo acredita que o fato do YouTube ser totalmente em inglês pode ter sido um fator que atrapalhou o desenrolar do caso Cicarelli. "Apenas 10% dos usuários do YouTube falam inglês", informa Hurley.

O Google comprou o YouTube por US$ 1,65 bilhão e o anúncio foi feito em outubro do ano passado.

Autor : Fabiana Monte
Fonte WNews

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